• Portal do Governo Brasileiro
  • Atualize sua Barra de Governo
CCOM
A- A A+

MENU



  • Início
  • CENTRO DE POLÍTICAS, DIREITO, ECONOMIA E TECNOLOGIAS DAS COMUNICAÇÕES DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Atividades Acadêmicas

Formação e Pesquisa

O CCOM forma reguladores e representantes da indústria e da sociedade civil em TIC.

Seminário Anual

Discussões Políticas

Os seminários "Políticas de (Tele)comunicações" constituem-se no evento nacional de inauguração das discussões político-regulatórias das telecomunicações, reunindo à mesa de debates representantes de alto escalão do Governo Federal e das empresas do setor para o diálogo entre si e com representantes da academia e da sociedade civil, tendo por objetivo antecipar os principais temas da agenda política nacional brasileira de comunicações e telecomunicações. A organização do evento é de responsabilidade das Revistas Teletime e TelaViva, em parceria com o Centro de Políticas, Direito, Economia e Tecnologias das Comunicações da Universidade de Brasília.

International Conference

CPRLatam Conference

CPR LATAM's International Conference was previously held in Buenos Aires (2007), New York (2008), Mexico City (2009), Brasilia (2010), Lima (2011), Valparaiso-Chile (2012), Mexico City and Oaxaca (2013), Bogota (2014), Cancun (2015 and 2016), Cartagena (2017) and Varadero (2018). CCOM is among the organizers of the most important academic event on Communication Policy Research of Latin America.

MISSÃO INSTITUCIONAL MEMBROS DO CCOM ATIVIDADES PUBLICAÇÕES

Universidade de Brasília
Faculdade de Tecnologia
Núcleo de Multimídia e Internet
Campus Universitario Darcy Ribeiro
Brasilia, DF, CEP 70919-970
Caixa Postal 04413
BRAZIL

 

História

O Centro Interdisciplinar

O Centro de Políticas, Direito, Economia e Tecnologias das Comunicações (CCOM) é um centro de caráter mulidisciplinar da Universidade de Brasília preocupado com o estudo, avaliação e geração de pesquisas, consultorias e prestação de serviços sobre regulação das comunicações em geral e das telecomunicações em especial. A integração de pesquisas e pesquisadores do Grupo Interdisciplinar de Políticas, Direito, Economia e Tecnologias das Comunicações da UnB configura o principal objetivo do CCOM, potencializando sua vocação natural de centro privilegiado de pesquisa de Estado. Ele detém know-how em atividades de pesquisa, ensino e extensão acadêmicas no setor de comunicações e telecomunicações com enfoque na análise da relação entre Estado-Empresa-Sociedade Civil, desenvolvendo e aplicando teorias regulatórias e de políticas públicas, de base interdisciplinar, para a formação de reguladores e policy makers, bem como de representantes de empresas do setor e da sociedade civil. Na arena internacional, o CCOM faz parte do grupo gestor da Rede Americana de Pesquisa em Informação e Comunicação, antes identificada pela sigla ACORN-REDECOM e hoje conhecida como CPRLatam, que edita a revista científica intitulada Communication Policy Research Latin America e organiza conferências internacionais do setor em parceria com as associações empresariais responsáveis pelo Congreso Latinoamericano de Telecomunicaciones. Desde sua instituição, o CCOM desenvolve atividades de pesquisa, ensino e extensão, tendo brindado os setores público e privado com mais de 200 cursos de capacitação, 6 cursos de especialização em regulação de telecomunicações, 3 cursos internacionais para reguladores da América Latina, África e Ásia, além de conferências, seminários e simpósios nacionais e internacionais. Em especial, o CCOM participa da organização do Seminário anual de Políticas de (Tele)Comunicações em parceria com a Revista Teletime, contribuindo para a definição da pauta política nacional de mídia e telecomunicações no Brasil.

Estrutura Administrativa

  • Diretoria
  • Docentes